Você já notou fissuras nas paredes, ferrugem aparente no concreto ou lajes apresentando deformações? Esses podem ser sinais de que sua edificação precisa de atenção imediata.
A recuperação estrutural consiste em uma intervenção técnica planejada, com o objetivo de prolongar a vida útil e garantir a segurança das construções.
Diferença entre manutenção e recuperação
A manutenção é o conjunto de ações periódicas e preventivas que objetivam preservar as condições de desempenho da estrutura, reduzindo ou até mesmo mitigando a evolução dos problemas. A manutenção pode ser classificada como preventiva, realizada para evitar o agravamento de possíveis falhas, ou corretiva, executada quando há necessidade de reparar problemas existentes que não afetam significativamente o desempenho da estrutura.
Em contrapartida, a recuperação se aplica à ocasião em que a estrutura já apresenta danos significativos, perda de desempenho e/ou risco à segurança. Neste caso, o objetivo é restaurar a sua capacidade estrutural e funcional.
Principais sinais que indicam a necessidade de recuperação
Ao se tratar de estruturas, é importante estar atento aos seguintes sinais:
- Fissuras e trincas significativas;
- Corrosão das armaduras;
- Deformações excessivas;
- Desagregação do concreto;
- Infiltrações persistentes.
Essas manifestações patológicas não implicam necessariamente na necessidade de recuperação estrutural, todavia não devem ser ignoradas, pois a sua persistência e evolução podem conduzir a riscos reais ao desempenho da estrutura e à segurança dos usuários.
Etapas do processo de recuperação estrutural
O processo de reabilitação parte da emissão de um diagnóstico técnico, o qual é elaborado a partir de inspeção visual, ensaios laboratoriais e ensaios in loco, análise de projetos e de outros documentos complementares. A partir de então, dá-se início a etapa de elaboração do projeto de recuperação, o qual inclui a definição da técnica e dos materiais mais adequados à situação. Em seguida, parte-se para a execução da recuperação estrutural, a qual requer o emprego de materiais e métodos em conformidade com as normas técnicas, visando a eficácia da intervenção. Por fim, indica-se a elaboração de um plano de manutenção, com vistas a execução de inspeções periódicas e a preservação da estrutura pós-reparo.
Destaca-se que todas as etapas mencionadas requerem o acompanhamento de um profissional apto e habilitado.
Quando chamar um engenheiro especialista?
- Sempre que o problema afetar elementos estruturais, como lajes, vigas e pilares;
- Em caso de sobrecargas não previstas em projeto, como quando instaladas placas solares em coberturas sem reforço;
- Antes de qualquer intervenção corretiva importante, uma vez que soluções inadequadas podem agravar a situação.
Na Engegrout, nossa equipe de especialistas possui ampla experiência na análise desse e de outros quadros patológicos, aplicando metodologias avançadas e em conformidade com as diretrizes normativas. Nosso domínio técnico nos permite diagnosticar com precisão as manifestações patológicas e suas causas, avaliar o grau de comprometimento da estrutura e propor as técnicas mais adequadas de recuperação, restaurando as condições necessárias de segurança, resistência e vida útil das edificações.
Não espere os sinais visíveis de degradação evoluírem. A prevenção e o diagnóstico precoce são investimentos que se traduzem em segurança e economia a longo prazo.
Precisa de um diagnóstico preciso para sua estrutura de concreto? Entre em contato com a Engegrout!